top of page
Logo_limpo_fundo_edited.jpg
Buscar

Destacamos aqui as principais atuações da Associação nesses anos:

  • Marco Senna
  • 19 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Prezado Associado,

No último mês de julho, a Associação completou dez anos. No decorrer desse tempo, nos dedicamos bastante e aprendemos que a maioria das coisas pelas quais lutamos, acabam acontecendo, as vezes demoram muito mais tempo do que imaginamos, mas os resultados sempre aparecem em decorrência de muito trabalho e persistência.


Destacamos aqui as principais atuações da Associação nesses anos:

Quanto a nossa relação com a Prefeitura ao longo desse período, realizamos inúmeras reuniões com Prefeitos, Secretários e Comissões onde questionamos e denunciamos as irregularidades que estavam acontecendo na área de abrangência da Associação, principalmente instalações de indústrias, loteamento irregulares e degradação do meio ambiente, mas também, problemas de limpeza, segurança e mobilidade urbana, sendo que inclusive, como resultado dessa luta, conseguimos o reconhecimento pelo município de que a área abrangida pela Associação fosse designada como exclusivamente residencial.

Também fomos até a CETESB, na Agência Ambiental de Jundiaí, onde levamos as questões ambientais mais urgentes, e conseguimos apoio e colaboração importantes. A Associação também foi até a Secretaria de Segurança Pública do Município, onde solicitamos reforço no policiamento do bairro, e comparecemos no Fórum de Cabreúva, em reunião com a Promotoria Pública.

Confeccionamos placas de comunicação visual, com o objetivo de orientar e educar quanto as questões ambientais.

Revisamos nosso Estatuto, que agora está mais adequado ao formato da Associação.

Publicamos em jornal com circulação no município, um comunicado alertando sobre irregularidades na venda de lotes e construções.

Elaboramos no decorrer desses anos, uma série de Ofícios à Prefeitura e outros Órgãos, sempre defendendo as questões ambientais de nossa área de abrangência, segurança, melhorias para o bairro e as reivindicações de nossos Associados, discutidas nas reuniões.

Atendendo a uma série de reivindicações de nossos Associados, a AMCP contratou um Advogado para cuidar e acompanhar as Ações Judiciais movidas pela Associação.

O que estamos fazendo neste ano:

A Associação sempre foi reconhecida pela Prefeitura, como entidade representativa no bairro do Pinhal.

A AMCP participa e colabora como membro efetivo no Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Cabreúva – COMDEMA, órgão que apresenta e discute questões relacionadas ao meio ambiente do Município.

Participa também como membro efetivo do Conselho de Planejamento do Município de Cabreúva. Esse Conselho tem por objetivo debater e acompanhar políticas de planejamento e desenvolvimento do Município, em especial o controle do Plano Diretor e da legislação de Uso e Ocupação do Solo.

Convidada pela Prefeitura no final do ano de 2022, A Associação participou de forma bastante atuante em todas as reuniões desde o início de 2023, que tinham como objetivo a revisão do Plano Diretor do Município.

Nessas reuniões, fomos bastante enfáticos com a equipe técnica que desenvolveu a revisão do Plano Diretor, no sentido de que os imóveis dentro da área de atuação da Associação, por intermédio da Decisão Judicial, (leia a Sentença n.º 1000707-46 na íntegra na aba Documentos Importantes) deveriam ser reconhecidos como exclusivamente residencial e não sendo permitido o desdobro de terrenos. Exigimos que os termos dessa Decisão fossem mencionados no texto do novo Plano Diretor do Município.

No momento, o novo Plano Diretor se encontra na Câmara Municipal para ser aprovado, e em razão exclusivamente dos esforços da Associação, o Plano estabelece em seu texto, nossa área como exclusivamente residencial, sendo vedado o desmembramento dos lotes.

Neste ano, não tivemos nenhuma reclamação de som com volume exagerado. Isso deve-se também a atuação efetiva da Associação.


Próximos Compromissos:

A Associação deverá agendar em breve, reunião na Prefeitura com o objetivo de discutir uma série de melhorias para nossa área de atuação.

Novas Placas de comunicação visual, previstas a serem instaladas ao longo das vias, divulgando a Associação, buscando a adesão de novos Associados, além de orientar e alertar os moradores quanto a questões de lixo, fogo em terrenos, som exagerado, desdobro de lotes, e construções irregulares.


Outras Notícias:

A Associação foi informada que o novo condomínio previsto a ser construído na área contínua ao Paradise, sofreu um atraso em seu cronograma. A nova previsão é que as obras tenham seu início na metade de 2024.

Senhores,

Estas informações além de atualizá-los, tem como objetivo mostrar a importância que a Associação representa para o nosso bairro. Também tem a intenção de que você perceba a importância de sua participação, seja ela apenas através de sua presença nas reuniões, pela sua contribuição mensal, ou se possível, nos ajudando efetivamente doando seu tempo, experiência e conhecimento para nossa gestão.

Se você hoje não é sócio da AMCP, associe-se, pois precisamos muito de sua participação, além de que sua presença nos fortalecerá na luta contra a degradação do bairro, que infelizmente ainda persiste em várias frentes.

Pedimos sua colaboração na divulgação da AMCP para que possamos conseguir a expansão do número de associados com pessoas que tenham como nós, a mesma forma de pensar.

Muito obrigado.

A Diretoria da AMCP



 
 
bottom of page